Conrado Serodio

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Mackenzie, com extensão em Astronomia e Geodésia e atividade profissional na área de Petróleo e Gás, tornou-se um estudioso e aficionado pela Astrofotografia amadora em alta resolução, especialmente de planetas do Sistema Solar e de detalhes das formações lunares em grande aproximação, aliando o estudo e pesquisa sobre estes corpos celestes às astrofotos de alta resolução que produz.

Seus trabalhos vêm sendo publicados com destaque e tratados como referencia na área, em Comunidades e Fóruns de discussão nacionais e internacionais especializados, assim como na mídia geral.

Suas astrofotos são realizadas a partir de um observatório amador construído em sua própria casa, equipado com os recursos necessários.  Contribui ainda com a pesquisa, orientação e divulgação das boas práticas e evolução dos processos voltados à astrofotografia de alta resolução, nas comunidades nacionais e internacionais dedicadas a esta atividade.

Palestra:

ASTROFOTOGRAFIA AMADORA DE ALTA RESOLUÇÃO

Fundamentos técnicos, visão atual e perspectivas

A História da Astrofotografia remonta aos primórdios da própria fotografia, no inicio do século XIX. Ao longo do tempo, a evolução no registro de imagens dos corpos celestes e atividades correlatas vêm desempenhando papel fundamental para que o homem pudesse aprofundar seu conhecimento sobre os astros.

O aprimoramento dos equipamentos óticos e a evolução exponencial da tecnologia digital representaram um salto nesta área e impactaram decisivamente não apenas os registros realizados a partir de grandes telescópios – baseados na Terra ou não – mas igualmente, e em essência, com técnicas bastante semelhantes, à Astrofotografia Amadora.

Nos dias atuais, astrofotógrafos amadores experientes, munidos de telescópios de porte apenas médio e com qualidade ótica adequada, utilizando equipamentos e processos com conteúdo técnico relevante, são capazes de obter imagens com elevado nível de detalhamento, em alta resolução e com fidelidade aos objetos celestes, inclusive daqueles distantes a milhares de anos-luz da Terra. Esta atividade também tem demonstrado sua importância na detecção de fenômenos e eventos nos planetas do Sistema Solar e mesmo na descoberta de formações ainda não registradas em nosso satélite natural.

Neste trabalho, será apresentada uma síntese dos fundamentos, técnicas, recursos e processos atualmente utilizados pela comunidade de astrofotógrafos amadores em todo o mundo, e seus resultados, no que se refere às imagens de alta resolução, com especial ênfase na área planetária e lunar, bem como as possíveis tendências para o futuro próximo, abrangendo os seguintes tópicos:

  • A história da Astrofotografia no tempo;
  • Fundamentos e evolução da Astrofotografia amadora de Alta Resolução;
  • Planejamento e preparação para a captação de imagens;
  • Equipamentos e configurações óticas; definição do setup mais adequado a cada caso;
  • Requisitos técnicos e desempenho dos sistemas de imageamento astronômico; correlação entre razão focal, resolução e sampling;
  • Efeitos da atmosfera no registro de imagens de alta resolução;
  • Softwares e técnicas aplicadas na captação e processamento das imagens;
  • Exemplos e análise de casos reais; a notável evolução dos últimos anos;
  • Tendências para o futuro da Astrofotografia Amadora de Alta Resolução.