Conheça BH

Cachaça, pãozinho de queijo, frango com quiabo e queijo com goiabada são algumas das coisas que nos vêm à mente quando falamos sobre Minas. Neste ano, a capital mineira será lembrada, também,  por outro tema, a 18ª edição do ENAST –  Encontro Nacional de Astronomia que acontecerá em Belo Horizonte. Para os amantes da astronomia que desejam conhecer um pouco mais sobre a capital, alguns pontos turísticos não podem ficar de fora do roteiro de viagem.

A conhecida região da Pampulha , cartão postal da cidade, é parada obrigatória para aqueles que desejam apreciar a natureza urbanizada da cidade. A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de atrações turísticas projetadas por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek. A Lagoa também é palco de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais.

 

Lagoa da Pampulha com a Igreja de São Francisco, Mineirão e Mi

A igreja de São Francisco de Assis fica localizada às margens da Lagoa. Foi inaugurada em 1943 e é popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha . É considerada uma obra-prima de todo o conjunto e um motivo de orgulho para os belo-horizontinos.

IgrejaPampulha

Os amantes dos esportes não podem deixar de visitar o Mineirão e o Mineirinho, também localizados na região da Pampulha. O Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, é o 5º maior estádio do Brasil, sendo palco de cinco finais da Copa Libertadores, além de ter sido escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. O Estádio Jornalista Filippe Drummond, o Mineirinho, tem capacidade para 25 mil pessoas sendo o ginásio poliesportivo de referência no Estado e já foi palco de diversos shows e eventos.

                Mineirinho     Novo_mineirão_aérea

O Mercado Central  de Belo Horizonte, inaugurado em 1929, ocupa uma área privilegiada na região central da cidade, contando com mais de 400 lojas. Um local de grande tradição onde se encontra um pouco de tudo como comidas típicas, tira-gostos populares, hortifrutigranjeiros, queijos e doces mineiros, além de artesanato local. Conta também com uma capela onde são celebradas missas nas manhãs de domingo. O Mercado Central vai muito além de uma grande feira, sendo um espaço descontraído e de convívio social.

mercado central(1)

Para aqueles que não se importam em ir um pouco mais longe, o Instituto Inhotim  é sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Está localizado em Brumadinho (MG) a 60 km de Belo Horizonte.

foto-galeria-materia-620-p944

A cidade de Ouro Preto, localizada a 96 km de BH,  conhecida por sua arquitetura barroca com obras de Aleijadinho expostas em suas igrejas, foi palco da Inconfidência Mineira. Por preservar seu estilo original, os casarões, as ruas e vielas estreitas e as belíssimas igrejas ornadas em ouro, a cidade de Ouro Preto foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1980.

Para os amantes da astronomia, o Observatório Astronômico de Ouro Preto é uma ótima pedida. Foi criado no fim do século XIX e é um dos mais antigos observatórios astronômicos do país, possuindo um dos mais valiosos acervos científicos do Brasil.

 

OuroPretoView

A Praça da Liberdade está localizada no Bairro de Lourdes, ao final da Avenida João Pinheiro, em frente ao Palácio da Liberdade. Jardins, coretos e estátuas em mármore de Carrara dão beleza e graça ao lugar. A praça é enfeitada por duas fileiras de palmeiras imperiais que nos convidam a belas caminhadas e passeios. Foi tombada em 02/06/1977 como conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade.

Praça_da_Liberdade_-_Belo_Horizonte

Para aqueles que não a conhecem, vale a pena estender a viagem por mais alguns dias e se encantar com a capital mineira. Entre outros pontos turísticos, Belo Horizonte oferece atrações para todos os gostos e bolsos. O site SouBh oferece uma gama de opções dos melhores pontos para se conhecer na cidade.

Belo Horizonte, que é cercada pela Serra do Curral que lhe serve de moldura natural e referência histórica, possui uma geografia diversificada com morros e baixadas. Foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro. De acordo com a mais recente estimativa realizada pelo IBGE em 2013, sua população é de 2.479.175 habitantes, sendo o mais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, e o sexto mais populoso do Brasil.